sexta-feira, 14 de março de 2014

Os exoplanetas mais estranhos já descobertos

1: O menor
Kepler-10b é o menor exoplaneta já registrado, sendo que sua existência foi anunciada em janeiro de 2011. Este é um mundo rochoso, apenas 1,4 vezes maior do que a Terra, que orbita uma estrela fora de nosso sistema solar.

2: Gasoso
O KOI-314C tem a mesma massa que a Terra, mas é 60% maior no diâmetro, o que significa que ele deve ter uma atmosfera muito espessa e gasosa. Ele orbita uma estrela-anã vermelha a cerca de 200 anos-luz da Terra.

3: O maior
O maior exoplaneta já descoberto é o TrES-4, que tem cerca de 1,7 vez o tamanho de Júpiter e pertence a uma pequena subclasse dos chamados planetas gasosos — que têm densidades extremamente baixas. O planeta está localizado a cerca de 1,4 mil anos-luz de distância da Terra e orbita em torno de sua estrela-mãe em três dias e meio.

4: O mais próximo da Terra
O Epsilon Eridani b orbita uma estrela semelhante ao Sol e fica apenas a 10,5 anos-luz de distância da Terra. É tão perto de nós que os telescópios poderão, em breve, serem capazes de fotografá-lo.

5: “Trissolar”
O planeta HD 188753 tem três sóis, sendo que a sua estrela principal é similar em massa ao nosso próprio Sol. Ele é também muito quente, já que orbita muito perto do sol principal, completando uma órbita a cada três dias e meio.

6: O mais velho
O planeta mais antigo já registrado é um mundo primitivo com 12,7 bilhões de anos, que foi formado mais de oito bilhões de anos antes da Terra e apenas dois bilhões de anos após o Big Bang. A descoberta levantou a perspectiva de que a vida começou muito mais cedo do que a maioria dos cientistas jamais imaginou.

7: O mais jovem
O exoplaneta mais jovem já descoberto tem menos de um milhão de anos de idade e orbita a Coku Tau 4, uma estrela a 420 anos-luz de distância. Os astrônomos deduziram a presença do planeta a partir de um enorme buraco no disco de poeira que circunda a estrela. O buraco tem 10 vezes o tamanho da órbita da Terra em torno do Sol e, provavelmente, é causado pelo planeta abrindo espaço na poeira enquanto orbita a estrela.

8: O mais leve
Chamado de HAT-P-1, o planeta mais leve já registrado tem cerca da metade da massa de Júpiter, mas é cerca de 1,76 vez maior. Ele poderia flutuar na água, se houvesse uma banheira grande o suficiente para segurá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário