Na matemática básica, o pi é usado para encontrar a área e o perímetro de um círculo. Você não pode usá-lo todos os dias, mas Pi é usado na maioria dos cálculos para construção civil, a física quântica, comunicações, teoria musical, procedimentos médicos, viagens aéreas e voos espaciais.
Você pode imaginar que a NASA utiliza regularmente Π para calcular trajetórias de naves espaciais. O pi é usado em uma técnica chamada de “transferência pi” usado pela sonda Cassini para completar uma manobra e voar pela lua de Titã do planeta Saturno.
A NASA explica:
A “transferência pi” usa a gravidade da maior lua de Saturno, Titã, para alterar a órbita da sonda Cassini para que ele possa obter diferentes perspectivas sobre Saturno e conseguir uma grande variedade de objetivos científicos. Durante uma transferência pi, a sonda Cassini voa de Titan em lados opostos de sua órbita sobre Saturno (ou seja, a posição orbital de Titã difere por pi radianos entre os dois sobrevôos) e utiliza a gravidade de Titã para mudar sua perspectiva orbital no planeta dos anéis.
A foto acima foto foi tirada no dia 19 de janeiro de 2007, mostra a perspectiva da nave espacial em Saturno e seus anéis durante a transferência pi.
Outras formas que a NASA usa o Pi é determinar o tamanho das crateras e planetas extra-solares, descobrir o quanto de propelente uma nave espacial tem, e aprender do que um asteroide é feito.
Fonte: Ciência e Astronomia

Nenhum comentário:
Postar um comentário