segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Sonda europeia acorda após dois anos para pousar em cometa

 A sonda europeia Rosetta acordou de um sono profundo nessa segunda-feira (20 de janeiro). O próximo objetivo da sonda é entrar na órbita de um cometa, o que promete ser um dos feitos mais marcantes da história da astronomia.
Depois de dois anos e meio de hibernação, a nave espacial Rosetta, da Agência Espacial Européia, emergiu de seu sono enquanto viajava a quase 673 milhões km do sol.
O primeiro sinal da Rosetta foi recebido pela Deep Space Network da NASA às 1:18 pm EST e retransmitido para o Centro de Operações Espaciais da ESA em Darmstadt, na Alemanha, que explodiu em gritos e aplausos quando o sinal foi confirmado.
A primeira mensagem de Rosetta via Twitter: “Olá, mundo!”
A nave movida a energia solar estava inativa desde meados de 2011, quando navegava perto da órbita de Júpiter, onde não havia luz solar suficiente para abastecer seus sistemas.
A Rosetta agora começa a se preparar para se encontrar com seu alvo, o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. A sonda deve entrar na órbita do corpo gelado em maio. Se tudo correr bem, a Rosetta vai lançar uma sonda filha chamada Philae sobre o cometa em novembro.
O cometa possui 3,9 km de largura. Ao se aproximar, a Philae irá lançar uma espécie de âncora sobre o corpo celeste. Nenhuma sonda jamais pousou em um cometa antes, então o sucesso está longe de estar assegurado. Mas, se tudo correr bem, Philae vai estudar 67P/Churyumov-Gerasimenko de perto com seus 10 instrumentos científicos, e visa esclarecer ideias sobre a origem do sistema solar e a origem da vida, uma vez que se acredita-que compostos orgânicos tenham sido trazidos para a Terra através de impactos de cometas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário