sábado, 18 de janeiro de 2014

Rocha aparece “do nada” na frente de robô em Marte

Após uma década explorando a superfície de Marte, os cientistas da missão Opportunity pensavam que já tinham visto de tudo, até que uma rocha misteriosa “apareceu” a poucos metros na frente do rover de seis rodas há poucos dias.
Em uma primeira foto registrada pela sonda, não havia nenhum indício da pedra. Alguns dias depois, ela surgiu bem a frente à sonda, que fotografou o mesmo local.
A descoberta foi anunciada por cientistas da NASA em um evento do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), que comemorou 10 anos de exploração de Marte.
Embora ainda não se sabe como a rocha tenha chegado até ali, os cientistas trabalham com duas hipóteses principais. Uma delas é que a rocha seja um fragmento de um meteorito que pode ter caído recentemente no Planeta Vermelho. A segunda hipótese é que o robô arrastou a pedra com uma de suas rodas.
A rocha ter aparecido ali, no entanto, foi um golpe de sorte. Os cientistas vão aproveitar a oportunidade e o Opportunity irá investigar a rocha com seus próprios instrumentos, e esperam que ela possa revelar novos dados sobre o passado do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário