A RS Puppis se localiza na constelação de Puppis, a aproximadamente 6.500 anos-luz de distância da Terra. Esta estrela é 10 vezes mais massiva, 200 vezes mais larga e 15.000 vezes mais brilhante do que o nosso Sol. Ela ritmicamente ilumina e escurece ao longo de um ciclo de 6 semanas.
A RS Puppis é inusitada. Ela está circundada por densas nuvens escuras de poeira, permitindo um fenômeno conhecido como eco de luz, sendo então mostrada com uma clareza impressionante.
O Hubble observou a estrela e seu meio ambiente em um período de cinco semanas em 2010, capturando fotos em diferentes estágios de seu ciclo e possibilitando aos astrônomos criarem um vídeo de vários quadros por segundo.
Conforme a RS Puppis expande e ilumina, os astrônomos vêem um pouco da luz após ser refletida de conchas cada vez mais distantes de poeira e gás em torno da estrela, criando a ilusão do gás movendo-se para fora.
Esta luz refletida tem um caminho mais longo a percorrer, e por isso chega à Terra depois que a luz viaja direto da estrela para o telescópio. Isto é semelhante ao som cintilando repentinamente, fazendo com que o ouvinte ouça um eco sonoro.
Enquanto o efeito do eco de luz já é em si próprio espetacular, há uma outra razão científica para observar estrelas Cefeidas como a RS Puppis.
O período de suas pulsações é conhecido por estar diretamente conectado com seu brilho intrínseco, uma propriedade que permite aos astrônomos utilizá-los como marcadores de distância cósmica.
Alguns anos atrás, astrônomos usaram o eco da luz em torno da RS Puppis para medir a distância até nós, obtendo a medição mais precisa de uma estrela Cefeida.
Estudar estrelas como a RS Puppis ajuda os cientistas a medir e entender a vasta escala do universo.
Fonte: Mistérios do Mundo

Nenhum comentário:
Postar um comentário