Durante séculos, os astrônomos assumiram que o nosso sistema solar e seus planetas, para não falar de nós mesmos, eram únicos no universo. Depois, em 1992, o primeiro planeta fora do nosso sistema solar foi descoberto.
Desde então, mais de 1.000 exoplanetas foram confirmados e 3.500 candidatos a planetas foram identificados.
O trabalho de identificação e confirmação de planetas foi feito em grande parte com dados do telescópio espacial Kepler, da NASA, que estava em seu auge quando sofreu uma falha fatal e deixou de funcionar. No entanto, os astrônomos ainda estão coletando dados antigos do telescópio.
Os astrônomos já descobriram planetas que são aproximadamente do tamanho da Terra, rochosos, e com atmosferas contendo água – basicamente, todos os ingredientes para a vida.
“A chance de que exista um planeta como a Terra por aí com vida é muito alta”, disse a professora do MIT Sara Seager. “A pergunta é: Existe vida aqui perto, em nossa vizinhança de estrelas? Achamos que as chances são boas. Infelizmente, muitas das respostas só poderão ser respondidas a partir de 2018, quando o Telescópio Espacial James Webb for lançado para ser o substituto do Kepler. Mas a questão de outras Terras e outras formas de vida não é mais uma questão de se, mas quando. E 2013 ficou marcado como o ano com mais significativo nesse sentido”.
Fonte: Mistérios do Mundo

Nenhum comentário:
Postar um comentário