domingo, 23 de março de 2014

Os 8 maiores observatórios do mundo

Objetos tanto na Terra quanto no espaço emitem outros tipos de radiação eletromagnética detectável, como ondas de rádio, que penetram a poeira. E nossos belíssimos e gigantescos telescópios de rádio podem ver esses fenômenos baseados nas ondas de rádio emitidas. Eles observam os maiores comprimentos de onda de luz – que variam de 1 milímetro a 10 metros – e através dos seus olhos sofisticados, conseguimos ver estrelas e planetas que nascem e morrem, estudar galáxias e buracos negros, ver os ecos do Big Bang e das primeiras galáxias do universo. Com conjuntos de grandes radiotelescópios, no futuro próximo astrônomos vão conseguir criar um mapa muito mais nítido e detalhado da matéria escura invisível – que, estima-se, constitui 85% da matéria total do universo.

Listamos os 8 maiores Observatórios do mundo:

O Observatório Arecibo em Porto Rico é o maior e mais sensível radiotelescópio com um prato do mundo.


O Telescópio do Polo Sul, com 9 metros de diâmetro, está localizado na Estação Amundsen-Scott, na Antártica.
Com 100 metros de diâmetro, o telescópio Robert C. Byrd, em West Virginia, nos EUA, é o maior telescópio móvel do mundo. Ele também é o maior objeto móvel construído em terra.


Eis a antena em Pie Town, no Novo México, que faz parte do Very Long Baseline Array, após uma tempestade de neve. Ela é uma das 10 antenas idênticas de 22 metros de diâmetro que observam o universo do Havaí às Ilhas Virgens.
No deserto do Atacama, no Chile, um conjunto com 66 radiotelescópios de 10 metros de altura e 6 metros de diâmetro.
O radiotelescópio KAT-7, na África do Sul, consiste em sete pratos de 10 metros de diâmetro.
O radiotelescópio Giant Metrewave, localizado próximo a Pune, na Índia, é um conjunto de telescópios de rádio com comprimentos de onda de metro.


Este observatório está localizado no Novo México, nos Estados Unidos. Ele consiste de 27 antenas independentes, e cada um delas tem diâmetro de 22 metros.

Fonte: Giz modo

Nenhum comentário:

Postar um comentário