sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Você sabia que a Terra tem mini-luas?

A Terra é um corpo rochoso massivo, e portanto, atrai objetos menores para sua órbita. A lua que embeleza as nossas noites é somente o maior satélite natural em órbita, mas não o único. A gravidade do planeta pode atrair alguns objetos menores, como asteróides, os transformando no que os cientistas chamam de “miniluas”. Essas miniluas ficam apenas um período de tempo limitado na órbita terrestre, diferentemente da Lua.
Hoje, sabemos da existência de duas miniluas em órbita da Terra – um asteroide do tamanho de uma máquina de lavar e outro com mais de seis metros de diâmetro. Felizmente, esses satélites que a Terra consegue capturar não oferecem qualquer risco de colisão.
Existem inclusive diversos projetos que visam explorar essas miniluas, uma vez que elas contém informações valiosas sobra a origem e evolução do sistema solar.
Vale lembrar, no entanto, que podem existir muito mais objetos em órbita. Mas como eles geralmente são muito pequenos e escuros, é extremamente difícil detectá-los. Para esses objetos, os astrônomos criaram a categoria chamada “quase-satélites”,  e diferentemente das miniluas, não são considerados luas secundárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário