quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Explosão de uma estrela pode ser vista a olho nu

 
Se você mora no hemisfério sul, agora você pode visualizar com segurança as consequências de uma explosão nuclear a partir do conforto de seu próprio quintal.
Na semana passada, uma “estrela nova”, Nova Centauri 2013, foi descoberta pelo astrônomo amador australiano John Seach. Nova Centauri 2013 é tão brilhante que agora pode ser vista a olho nu.
Quando olhamos para o céu noturno, a maioria das estrelas que vemos são sóis. Essas estrelas são enormes esferas de hidrogênio e gás hélio, unidas pela força da gravidade. Em seus núcleos, o hidrogênio se funde em hélio via fusão nuclear e libera energia que pode alimentar estrelas por bilhões de anos.
No entanto, Nova Centauri 2013 é um corpo celeste muito diferente de uma estrela típica. E não estará brilhando por aí por muito tempo.
Estrelas podem viver por milhões ou bilhões de anos, mas elas não duram para sempre. Quando as estrelas ficam sem combustível para a fusão nuclear, a gravidade faz com que elas colapsem sobre si mesmas.
Para as maiores estrelas, isso resulta em uma supernova, uma reação em cadeia de explosões nucleares de modo violento e a estrela é em grande parte destruída.
Estrelas como o nosso Sol têm mortes mais calmas. A estrela que está morrendo fica sem combustível e colapsa em uma anã branca. A anã branca é uma casca de uma estrela, com massa semelhante a uma estrela, mas apenas do tamanho da Terra.
Algumas estrelas anãs brancas, incluindo aquela que produziu Nova Centauri 2013, orbita estrelas companheiras. Através da força da gravidade, estas anãs brancas roubam hidrogênio e gás hélio de seus companheiros estelares.
A gravidade de uma anã branca é inacreditável. Se você pesa 70 kg sobre a superfície da Terra, você pesaria 7.000 toneladas na superfície de uma anã branca. Por causa da imensa gravidade, o gás está sob enorme pressão. Empilhe gás suficiente na anã branca e as temperaturas e pressões são altas o suficiente para que o gás se submeta espontaneamente a uma fusão nuclear explosiva.
Novas, incluindo Nova Centauri 2013, são produzidos por explosões nucleares espetaculares nas superfícies dessas estrelas “mortas”. Estas explosões são muito maiores do que as produzidas por bombas atômicas. Na verdade, elas são tão brilhantes que podem ser vistas a partir de anos-luz de distância.

Como observar:

Nova Centauri 2013 não está muito longe da Cruzeiro do Sul. Se você encontrar a Cruzeiro do Sul no céu à noite, há duas estrelas brilhantes perto dela, comumente conhecidas como os ponteiros. Nova Centauri 2013 está ao lado de Beta Centauri, o “ponteiro” que está mais próximo do Cruzeiro do Sul.
Softwares gratuitos, como o Stellarium, podem ajudá-lo a encontrar Beta Centauri, que fica ao lado de Nova Centauri 2013.
Talvez você consiga vislumbrar Nova Centauri antes que ela desapareça da vista nos próximos dias. Enquanto nosso convidado possa parecer uma estrela comum, lembre-se que é o rescaldo de uma explosão nuclear tão violenta que podemos vê-la a trilhões de quilômetros de distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário