domingo, 15 de dezembro de 2013

Água líquida pode ter sido encontrada correndo em Marte

Observações detalhadas de regiões próximas ao equador de Marte revelaram marcas delgadas em forma de “dedos”, possivelmente formadas pela ação da água salgada.
As manchas escuras tem tipicamente menos de 16 metros de largura e se estendem pelas encostas rochosas de Marte durante a primavera e o verão, mas durante o inverno desaparecem e retornam na primavera seguinte.
Os cientistas observaram essas marcações em uma série de sítios em Valles Marineris, um dos maiores sistemas de canyons no sistema solar. Nesses locais, as marcas escuras aparecem em encostas voltadas para o norte do cânion, tornando-se evidentes quando recebem mais luz solar.
A melhor explicação é que essas marcas são feitas pela água.
“A região da superfície equatorial de Marte tem sido considerada seca, livre de água líquida ou congelada, mas talvez seja necessário repensar isso”, disse Alfred McEwen, cientista principal no estudo das marcações.
“A explicação que mais se encaixa é que a água salgada está fluindo para baixo nas encostas quando a temperatura sobe”, disse McEwen.
Sais dissolvidos podem manter a água líquida em temperaturas inferiores do que o ponto de congelamento da água pura. Sais também podem diminuir a taxa de evaporação da água, o que poderia explicar por que essas estrias escuras finas são tão longas.
Um estudo mais aprofundado das marcas escuras provavelmente irá pintar uma imagem mais clara da presença de gelo ou água líquida em Marte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário