domingo, 17 de novembro de 2013

Cometa ISON já pode ser visto no Brasil

O potencial “cometa do século” está se aproximando do Sol e aumentando progressivamente seu brilho. Essa semana o cometa ISON já estava 6 vezes mais brilhante do que na manhã anterior.
O cometa deve aumentar seu brilho até o dia 28, quando ele fará sua maior aproximação do Sol. Depois do dia 28, ele irá se afastar da estrela até desaparecer por completo de nosso campo de visão no dia 20 de dezembro.
A foto acima foi registrada no Arkansas, EUA. No Brasil, é é possível observar o cometa com a utilização de um bom binóculo. No momento, ele está com magnitude 8. Quando estiver com a magnitude 6, já será possível observa-lo a olho nu (quanto menor a magnitude, mais brilhante ele fica, e portanto, mais fácil de observar).
Para observa-lo, a dica é acordar bem cedo ou ir dormir bem tarde. O melhor horário para vê-lo será entre as 5 e 6h da manhã, antes do Sol nascer. O cometa estará cada vez mais próximo da estrela Spica, na constelação de Virgem.
“As próximas noites podem ser as melhores para os observadores no Sul e Sudeste do Brasil, já que o tempo está bom e a Lua ainda não está cheia”, explica Gustavo Rojas, astrônomo da Universidade Federal de São Carlos. “Estar em um local escuro é essencial”, complementa.

Um comentário: